A história do grupo

Minha foto
O Grupo de Estudos de Educação Infantil e Infâncias (GEIN) atua em pesquisas e na formação acadêmica de professores e gestores no campo da infância deste 1996. Além da pesquisa e da docência na Graduação e no Pós-graduação na Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (FACED/UFRGS), o GEIN vem desenvolvendo atividades de extensão e assessoria, bem como a publicação de livros e artigos sobre formação de professores de educação infantil, infâncias, processos de aprendizagem, sexualidade e gênero, proposições pedagógicas em espaços educativos, entre outras temáticas. A partir do GEIN e da área de Educação Infantil da FACED-UFRGS criamos a linha de pesquisa, junto ao Programa de Pós-graduação em Educação, Estudos Sobre Infãncias, tendo como objetivo central examinar as infâncias e sua educação na multiplicidade e heterogeneidade de espaços e contextos, explorando e examinando as diferentes versões das infâncias na contemporaneidade, suas propostas educativas, bem como as pedagogias e produções culturais direcionadas às crianças.

quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

DIVULGAÇÃO DE INFORMATIVO

INFORMATIVO DO PROGRAMA DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA “QUEM QUER BRINCAR?”
Ano XII, nº 139 - 25 de novembro de 2014.
FACULDADE DE EDUCAÇÃO - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL

FALANDO EM BRINCAR
Na seção Falando em Brincar deste mês, compartilhamos o relato da professora Tânia Ramos Fortuna sobre sua participação no V Encuentro Internacional de Juego, Educación Y Ludotecas:

Falar em brincar foi o que não faltou no V Encuentro Internacional de Juego, Educación Y Ludotecas, realizado recentemente pela Corporación Día de la Niñez, nos dias 5, 6 e 7 de novembro de 2014, em Bogotá (Colômbia), em que também se brincou muito!
Reunindo quase 700 participantes, entre professores, ludotecários, recreacionistas, bibliotecários e outros interessados em políticas públicas para a infância, em torno do objetivo geral de situar no âmbito acadêmico e das políticas públicas o tema das brinquedotecas e do jogo como direito e sua incidência no desenvolvimento local, o evento contou com a presença de conferencistas nacionais e internacionais: Patrícia Sarlé, da Argentina, Liliam Fernández, de Cuba, Alice Lucot, da França, Grimaldo Rengifo, do Peru, Marta Tirado e membros da Corporación Día de la Niñez, da Colômbia, e eu, Tânia Ramos Fortuna, do Brasil.
Uma vez mais pude experimentar a amabilidade do povo colombiano e aprender com sua grande experiência na promoção da brincadeira e na criação de brinquedotecas, em um evento impecável, do ponto de vista de sua organização, e inesquecível, do ponto de vista da riqueza dos temas abordados e do calor humano dele emanado – algo que o brincar é especialmente capaz de propiciar!
Convido os “amigos de brinquedo” a partilharem um pouco do que foi o V Encuentro Internacional de Juego, Educación Y Ludotecas em: http://www.corporaciondiadelaninez.org/v-encuentro-internacional-de-juego-educacion-y-ludotecas 
Tânia Ramos Fortuna

Professora Tânia Ramos Fortuna participando do V Encuentro Internacional de Juego, Educación Y Ludotecas.


Congresso Internacional da ITLA
Compartilhamos a carta elaborada durante o Congresso Internacional da ITLA - International Toy Library Association (Associação Internacional de Brinquedotecas), ocorrido em Seul, na Coreia do Sul, em agosto de 2014. O documento, que relata os temas discutidos no evento, foi encaminhado pela presidente da Associação Brasileira de Brinquedotecas (ABBri) (SP/BR), Maria Célia Malta Campos.

La reunión tuvo lugar en el marco de la conferencia de ITLA en Seul Korea el día 22 de agosto. Los temas tratados fueron los siguientes:
1.    Visibilidad: La red americana debe ganar visibilidad dentro del universo ITLA utilizando para ello el website de la asociación, creando un blog que incluya noticias y opiniones. También se considera importante que se aumente el flujo de correos e intercambios entre los miembros del continente. Se propone además una videoconferencia una vez cada seis meses, febrero del próximo año.
2.    Es crucial pensar, diseñar y definir una estrategia para Norteamérica. Ese puede ser tema principal de la teleconferencia.
3.    Igualmente crucial es definir la propuesta de valor y los beneficios para los interesados en el en continente. Se propone estar atentos a las propuestas en ese sentido que nazcan de la nueva junta directiva mundial para adaptarlas a la región. La organización regional debe concebirse a si misma como un grupo de trabajo para realizar iniciativas de comunicación y abogacía del movimiento ludotecario en América.
4.    Se propone actualizar la lista de contactos en el continente. Colombia afirma que es una tarea pendiente en este país que deberá completar a tiempo para la teleconferencia.
5.    Por último se resalta la importancia de observar y evaluar el comportamiento del representante que se elija para la nueva junta directiva mundial.
La junta terminó de sesionar en las horas del medio día y se nombró a Fernando Martelo de Colombia como secretario para redactar el acta.

MURAL INFORMATIVO


î XI Seminário Internacional da Primeira Infância - IV Encontro Estadual De Visitadores Domiciliares - III Fórum Estadual De Saúde Da Mulher
Realização: Programa Primeira Infância Melhor (PIM) (RS/BR)
Datas: 16 e 17 de dezembro de 2014
 Local: Centro de Eventos do Plaza São Rafael - Av. Alberto Bins, 514 - Porto Alegre, RS/BR

î Congresso Internacional Pedagogia 2015 - Encontro pela união dos educadores
Realização: Ministério da Educação da República de Cuba e Palácio de Convenções de Havana (CU)
Período: 26 a 30 de janeiro de 2015
     Local: Havana (CU)

î Curso de Extensão “Educação em Direitos Humanos” - modalidade a distância
Realização: Faculdade de Educação (FACED) e Secretaria de Educação a Distância (SEAD) da UFRGS (RS/BR)
Período: março a junho de 2015 - inscrições até 28 de novembro de 2014
     Local: Polos em Santo Antônio da Patrulha, São Francisco de Paula, Sapucaia e Porto Alegre (RS/BR)
    Informações: http://www.ufrgs.br/edh 

î Curso de Aperfeiçoamento “Gênero e diversidade na escola: sexualidade, violência, olhares sobre práticas contemporâneas” - modalidade a distância 
Realização: Faculdade de Educação (FACED) e Secretaria de Educação a Distância (SEAD) da UFRGS (RS/BR)
Período: março a julho de 2015 - inscrições até 28 de novembro de 2014
     Local: Polos em Arroio dos Ratos, Balneário Pinhal, Picada Café, Santo Antônio da Patrulha e Porto Alegre (RS/BR)

î Curso de Especialização em Psicologia Escolar
Realização: Centro de Aperfeiçoamento em Psicologia Escolar (CAPE) (RS/BR)
Data: Início das turmas em 14 de março de 2015 e 17 de março de 2015
     Local: Rua Mostardeiro, 265, cj. 401 - Porto Alegre, RS/BR

î The Child and the Book Conference: Children’s Literature - Fractures and Disruptions
Realização: University of Aveiro (PT)
Período: 26 a 28 de março de 2015
     Local: Aveiro (PT)
     Informações: http://childbook2015.web.ua.pt - DE-child.book@ua.pt 

î XIII Congreso Internacional de Nuevas Tendencias em Humanidades
Realização: University of British Columbia (CA)
Período: 17 a 19 de junho de 2015
     Local: Vancouver (CA)

î LV Congreso Internacional de Americanistas: “Conflicto, paz y construcción de identidades en las Américas”
Realização: Universidad Francisco Gavidia (SV)
Período: 12 a 17 de julho de 2015
     Local: San Salvador (SV)

î V Congreso Internacional de Salud, Bienestar y Sociedad
Realização: Universidad de Alcalá (Espanha)
Datas: 03 e 04 de setembro de 2015
     Local: Madrid, Espanha

î Notícias da Casa de Cultura Mario Quintana
Ø  Biblioteca Lucilia Minssen e Brinquedoteca Pé de Pilão
A Biblioteca Lucilia Minssen e Brinquedoteca Pé de Pilão na CCMQ (RS/BR) oferecem uma programação para todas as idades, com sarau poético, exposição, teatro, hora do conto e oficinas. Destacamos:

    Ø  Oficina de Contadores de Histórias - de 18 a 28 de novembro de 2014
Local: CCMQ - Rua dos Andradas, 736 - Porto Alegre, RS/BR
Fone: (51) 3225.7089

î Notícias Cataventus
   Ø  Roda de histórias para escolas, instituições ou comunidades, todas as quartas-feiras, na Usina do Gasômetro (RS/BR). Agendamento através do telefone (51) 3334.5155. Destacamos:
   Ø  Contação de histórias na sua escola!
Fone: (51) 3334.5155 - 9902.1716
Informações: Espaço Cataventus - Rua Barão de Itaqui, 568 - Porto Alegre, RS/BR

î Notícias Bando de Brincantes
   Ø  O Bando de Brincantes (RS/BR) é um coletivo de arte que tem a convicção de que o mundo lúdico é fundamental ao ser humano em todas as fases da vida. Conheça o pessoal do Bando, os trabalhos artísticos, a proposta pedagógica e muito mais navegando no site.
Fone: (51) 3392.0181

î Recebemos e divulgamos:

·    Revista Direcional Educador, da Editora Leitura Prima (SP/BR), está em seu décimo ano de publicação. Com foco na formação continuada de educadores, traz artigos de diversas áreas no campo da Educação. Em seu último número, de Novembro de 2014, a matéria de capa foi a reportagem com a Profa. Dra. Tânia Ramos Fortuna: Educação Infantil: Brincar e Aprender.                                                                                    

·         Foi lançado mais um livro da Coleção Clássicos do Jogo: Simbolismo e Jogo, pela Editora Vozes (RJ/BR). Esta coletânea é coordenada pela Profa. Dra. Tânia Ramos Fortuna.

·         Prêmio Criança, do Ministério da Cultura e Fundação Abrinq (BR), está em sua 20ª edição em 2014. Identifica e reconhece boas práticas, voltadas a crianças de 0 a 6 anos, gestantes e parturientes. No dia 02 de dezembro de 2014, em Pinheiros (SP/BR), acontecerá a apresentação das iniciativas que se destacaram no ano.                                  

·         A Fundação Abrinq (SP/BR) e a Organização Save the Children (GB) promovem o 2º prêmio Jovem amigo da criança. O evento Protagonismo Juvenil: Ideias que Transformamocorrerá no dia 12 de dezembro de 2014, em São Paulo (SP/BR). Informações: http://www.fundabrinq.org.br/noticia_mestre.php?id=1834

·     A “amiga de brinquedo” Loredana Lima compartilhou o vídeo Brincar com os elementos da natureza, que pode ser assistido pelo link http://www.aiue.com.br/video/40889334. O vídeo foi produzido pela Auiê Produtora (SP/BR), que elabora conteúdo audiovisual ligado à educação, cultura e sustentabilidade.

·   Foi lançado, na 60ª Feira do Livro de Porto Alegre (RS/BR), o livro Bebês na escola: Observação, sensibilidade e experiências essenciais, organizado por Rosana Rego Cairuga et al. A publicação é da Editora Mediação (RS/BR).                                                                                     Informações: https://www.editoramediacao.com.br/livro/bebes-na-escola/3/273

·    Quer conhecer a história de uma mãe que transforma o ato de brincar com o filho em profissão e registra tudo em um blog? Recebemos da “amiga de brinquedo” Raquel Klein Pausen o link dessa notícia, incluindo belas fotos dos brinquedos confeccionados por mãe e filho.                                                                                                 

·   O livro Brinkando com o corpo, de Brasilda dos Santos Rocha, Editora Arte & Ciência (SP/BR), traz uma proposta de reconstrução da imagem interna com crianças e adolescentes. Sua abordagem focaliza a tensão corporal da criança através do uso de brinquedos, identificando o tipo de energia de cada brinquedo.                              

· Confira as novidades no site da Associação Rosa Sensat (Espanha): http://www2.rosasensat.org/posts/actualitat

·         A “amiga de brinquedo” Ana Soares convida os interessados a conhecer seu acervo de brinquedos antigos.                                                                                                     
Informações: etmoabi@yahoo.com.br

·         A Pura Vida Assessoria Esportiva seleciona recreacionista para atuar em condomínio fechado na praia de Xangri-lá (RS/BR), no período de 26/12/2014 a 22/02/2015. Os requisitos são cursar Educação Física ou Pedagogia. Interessados devem enviar currículo para o e-mail contato@puravidasaude.com.br.   

ACONTECEU
Espaço destinado à comunicação de eventos que já ocorreram.

·   O Núcleo de Estudos e Pesquisas em Psicanálise e Educação (NEPPE) do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFRGS (PPGEdu) (RS/BR) promoveu o X Seminário de Extensão Psicanálise e Educação: Divã em Cena. O encontro aconteceu no dia 22 de novembro de 2014, na Faculdade de Educação da UFRGS, em Porto Alegre (RS/BR). A programação destacou relações entre teatro, cultura e psicanálise.               

·     O Bando de Brincantes (RS/BR) realizou a Oficina Vivências Circenses no dia 22 de novembro de 2014, na Esplanada da Restinga, em Porto Alegre (RS/BR). A coordenação geral da oficina foi de Éder Rosa.                                                    Informações: http://www.bandodebrincantes.com.br/?pg=11219 

·   No dia 20 de novembro de 2014 aconteceu o Curso Avaliação na Educação Infantil: Parecer Descritivo e Portfólio, na sede do Centro de Aperfeiçoamento em Psicologia Escolar (CAPE), em Porto Alegre (RS/BR).

·      Foi lançado, na 60 ª  Feira do Livro de Porto Alegre (RS/BR), o livro Amor de Múmias, apresentado pelo grupo Bando de Brincantes. O lançamento, ocorrido no dia 16 de novembro de 2014, contou com apresentação cênica do Bando e sessão de autógrafos da autora Viviane Juguero e ilustradora Monika Papescu.                               

·         É com pesar que recebemos a notícia da morte do poeta brasileiro Manoel de Barros, ocorrida no dia 13 de novembro de 2014, aos 97 anos. Queremos prestar nossa homenagem compartilhando o documentário "Só dez por cento é mentira", disponível em https://www.youtube.com/watch?v=QZLC8wNVtfs, sobre a vida e a obra do autor, dirigido por Pedro Cezar (2008). Recebemos esse vídeo de nossa “amiga de brinquedo” Viviane de Menezes, bem como um link com um poema inédito do autor, “A turma”, cujo trecho diz: “Para nós, desobedecer a desordem das falas/ Infantis gerava mais poesia do que/ Obedecer as regras gramaticais.”                                                                          

·         A 60ª Feira do Livro de Porto Alegre (RS/BR) promoveu a atividade "Livro brinquedo de uma cidade", no espaço Cidade das Crianças, voltado ao público infantil. Na atividade, ocorrida no dia 09 de novembro de 2014, as crianças puderam criar e inventar um livro de brinquedo sobre uma cidade.                                                                                          

·         De 06 a 25 de novembro de 2014 aconteceu a exposição "Eu brinco, Tu brincas, Nós brincamos". A mostra foi organizada por estudantes do curso de Museologia da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) (RJ/BR). Os visitantes foram convidados a participar de uma reflexão divertida sobre os brinquedos e a importância do brincar.                                                                                                  

·         Nos dias 03, 04 e 05 de novembro de 2014 aconteceu o encontro Educação Intercultural Indígena: Experiências em Diálogo, promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social (PPGAS) da UFRGS (RS/BR).

·         Fórum Gaúcho de Educação Infantil (RS/BR) promoveu seu X Encontro Estadual, no qual comemorou 15 anos de atividades. O evento aconteceu no dia 03 de novembro de 2014, no Auditório do Ministério Público, em Porto Alegre (RS/BR).          Informações: http://forumgauchoeducacaoinfantil.blogspot.com.br

î Acesse o Informativo em versão “pdf” no site do Programa “Quem quer brincar?” í


Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Faculdade de Educação
Programa de Extensão Universitária “Quem quer brincar?”
Coordenação geral: Profa. Dra. Tânia Ramos Fortuna
Av. Paulo Gama, s/n. sala 102     Porto Alegre - RS – BRASIL                     CEP.: 90046-900
Fone: +55 51 3308-3432               Fax: + 55 51 3308-3985
Endereço eletrônico: quemquerbrincar@ufrgs.br




Nenhum comentário:

Postar um comentário