A história do grupo

Minha foto
O Grupo de Estudos de Educação Infantil e Infâncias (GEIN) atua em pesquisas e na formação acadêmica de professores e gestores no campo da infância deste 1996. Além da pesquisa e da docência na Graduação e no Pós-graduação na Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (FACED/UFRGS), o GEIN vem desenvolvendo atividades de extensão e assessoria, bem como a publicação de livros e artigos sobre formação de professores de educação infantil, infâncias, processos de aprendizagem, sexualidade e gênero, proposições pedagógicas em espaços educativos, entre outras temáticas. A partir do GEIN e da área de Educação Infantil da FACED-UFRGS criamos a linha de pesquisa, junto ao Programa de Pós-graduação em Educação, Estudos Sobre Infãncias, tendo como objetivo central examinar as infâncias e sua educação na multiplicidade e heterogeneidade de espaços e contextos, explorando e examinando as diferentes versões das infâncias na contemporaneidade, suas propostas educativas, bem como as pedagogias e produções culturais direcionadas às crianças.

Infâncias Contemporâneas, Raça-Etnia, Gênero e Sexualidade

Responsável:

Pesquisadores

Gládis Elise Pereira da Silva Kaercher
Possui mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1995) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2006). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, atuando principalmente nos seguintes temas: educação infantil, literatura infantil, infância, texto e identidade e diferença.

Link para Tese


Jane Felipe de Souza
Possui graduação e Licenciatura Plena em Psicologia pela UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (1985), mestrado em Educação pela UFF - Universidade Federal Fluminense - Niterói/RJ (1991), doutorado em Educação pela UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2000) e pós doutorado na área de Cultura Visual, pela Universidad de Barcelona (bolsa CAPES - abril/2009 a fevereiro/2010). Atualmente é professora associada IV da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Na graduação atua nas disciplinas de Reflexão da prática pedagógica, Infâncias, Estágio em Educação Infantil e Educação Sexual na Escola. Integra o GEERGE - Grupo de Estudos de Educação e Relações de Gênero - vinculado à linha de pesquisa Educação, Sexualidade e Relações de Gênero, do PPGEDU/FACED/UFRGS, bem como é fundadora e integrante do GEIN - Grupo de Estudos em Educação Infantil e Infâncias, da mesma instituição. Atua principalmente com os seguintes temas: corpo, gênero, sexualidade, infâncias, educação infantil, educação sexual na escola, pedofilia e pedofilização como prática social contemporânea.

Leni Vieira Dorneles
Possui graduação em Pedagogia pela Faculdade Porto Alegrense (1983), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1991), doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2002) e Pós-Doutorado em Educação pela Universidade do Minho. Atualmente é professora associada da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Currículos Específicos para Níveis e Tipos de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação infantil, curso lato sensu, curso de mestrado e doutorado, formação de professor, ciberinfância e educação, modelos pedagógicos de educação à distância, pesquisa com criança, estudos da criança. Membro do Grupo de Estudos em Educação Infantil da FACED/GEIN. Ex- Vice Diretora da FACED/UFRGS. Membro da Comissão de Pesquisa do Pós-graduação/PPGEdu. Coordena a coleção Infância & Educação da Vozes.

Maria Isabel Edelweiss Bujes






Link para diretório de pesquisa

Um comentário:

  1. Oi, pessoal, tudo bem?
    Sou professora da EMEF Profº Anísio Teixeira. Envio link da página Anísio do Galera. Trata-se do Programa Galera Curtição: uma parceria entre SMEd e SMS para promoção de saúde para adolescentes. Os alunos da minha escola produziram um vídeo sobre gênero e sexualidade, tarefa 1. Solicito que assistam, curtam e compartilhem com os amigos. Além de pontos extras para os alunos estaremos divulgando o resultado de uma qualificada discussão com os alunos sobre o tema. Desde já agradeço. Abraço.
    https://www.facebook.com/pages/An%C3%ADsio-no-Galera/706480792730922?sk=timeline

    ResponderExcluir