A história do grupo

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O Grupo de Estudos de Educação Infantil e Infâncias (GEIN) atua em pesquisas e na formação acadêmica de professores e gestores no campo da infância deste 1996. Além da pesquisa e da docência na Graduação e no Pós-graduação na Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (FACED/UFRGS), o GEIN vem desenvolvendo atividades de extensão e assessoria, bem como a publicação de livros e artigos sobre formação de professores de educação infantil, infâncias, processos de aprendizagem, sexualidade e gênero, proposições pedagógicas em espaços educativos, entre outras temáticas. A partir do GEIN e da área de Educação Infantil da FACED-UFRGS criamos a linha de pesquisa, junto ao Programa de Pós-graduação em Educação, Estudos Sobre Infãncias, tendo como objetivo central examinar as infâncias e sua educação na multiplicidade e heterogeneidade de espaços e contextos, explorando e examinando as diferentes versões das infâncias na contemporaneidade, suas propostas educativas, bem como as pedagogias e produções culturais direcionadas às crianças.

Políticas e Pedagogias da Educação Infantil


Pesquisadoras 
Maria Carmen Silveira Barbosa
Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2000), mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1987), especialista em Alfabetização em classes populares pelo GEEMPA (1984) e em Problemas no Desenvolvimento Infantil pelo Centro Lidia Coriat (1995). É graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1983). Professora Associada nível 2 da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, atua no Programa de Pós-graduação em Educação, na linha: Estudos da Infância. É pesquisadora do Grupo de Estudos em Educação Infantil - GEIN e militante do Movimento Interfóruns de Educação Infantil. Atuou como consultora do MEC em pesquisas sobre os Pesquisadores da Educação Infantil e Projetos político-pedagógicos da Educação Infantil no Brasil, e atualmente, como coordenadora da pesquisa sobre a Educação Infantil no Campo. Foi coordenadora do GT07 - Educação de crianças de 0 a 6 anos, da Anped e atualmente participa do comitê Científico da mesma entidade. Tem experiência na área de Educação Básica, com ênfase em Educação Infantil, tem publicado livros, artigos e capítulos de livros bem como orientado teses e dissertações nos seguintes temas: educação, educação infantil, infância, formação de educadores, creche


Simone Santos de Albuquerque 

Professora Adjunta da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), atuando no Departamento de Estudos Especializados (DEE) na área de Educação Infantil. Possui graduação em Pedagogia Anos Iniciais pela Universidade Federal do Rio Grande (1995), Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Pelotas (1999) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2009). Pesquisadora e vice-líder do Grupo de estudos em Educação Infantil e Infâncias(GEIN/UFRGS) na linha de pesquisa Políticas e Pedagogias da Educação Infantil. Pesquisadora do Núcleo de Estudo em Educação das Infâncias (NEPE/FURG). Militante do Movimento Interfóruns de Educação Infantil do Brasil- MIEIB e Membro da Coordenação do Colegiada do Fórum Gaúcho de Educação Infantil- FGEI. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Infantil, e seus temas de estudo e pesquisa vincula-se às temáticas da educação infantil, infâncias, famílias, contextos familiares e políticas e pedagogias para a pequena infância.


Estudantes
Altino José Martins Filho
Ana Paula Preto Flores
Cínthia Votto Fernandes
Crisliane Boito
Gardia Maria Santos de Vargas
Luciane Pandini Simiano
Paulo Sergio Fochi
Rachel Freitas Pereira
Susana Beatriz Fernandes
Tamara Santos da Rosa




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